O icônico Tributo a Freddie Mercury foi realizado em 20 de abril de 1992, meses após a morte do cantor após complicações da AIDS – e o objetivo da apresentação foi alertar a população sobre a doença.
Realizado em Londres, o show contou com 72 mil espectadores e foi transmitido ao vivo para a televisão. Todo os lucros da apresentação foram destinados para a criação do Mercury Phoenix Trust, uma organização de caridade contra a Aids.
A homenagem também contou com diversas bandas influenciadas pelo Queen, além dos três integrantes restantes do grupo. A primeira parte incluiu Metallica, Extreme, Def Leppard com a colaboração de Brian May em “Now I’m Here” e Guns N’ Roses. Além disso, Elizabeth Taylor fez um discurso de prevenção à Aids e diversos videoclipes de Mercury foram mostrados.
A segunda metade do show contou com os três membros restantes do Queen – John Deacon (baixo), Brian May (guitarra) e Roger Taylor (bateria) – e uma longa lista de artistas convidados, como Elton John, Tony Iommi (Black Sabbath), David Bowie, James Hetfield (Metallica), George Michael, Seal, Paul Young, Annie Lennox, Robert Plant (Led Zeppelin), PhilCollen (Def Leppard), Axl Rose e Slash (Guns N’ Roses), Liza Minnelli e outros.
Via satélite, o U2 também participou do tributo com a apresentação ao vivo de “Until the End of the World” em homenagem à Freddie Mercury.