Em uma nova entrevista com Rhys Bowler , o ex- guitarrista do JUDAS PRIEST KK Downing falou sobre o advento do thrash metal no início dos anos 1980 e o impacto que teve na evolução do som do PRIEST .
“Além do heavy metal, acho que o thrash metal, obviamente porque por volta dos anos 70 e início dos anos 80, vimos coisas muito boas vindo do Reino Unido, com bandas como VENOM , mas obviamente tínhamos o Metallica . , que teve uma grande relevância e [mais tarde] grandes bandas como MACHINE HEAD “, disse Downing.
MOTÖRHEAD , para mim… eu tenho que dizer que o MOTÖRHEAD foi o culpado por tudo isso, eu acho,” ele continuou. “Bem, eu digo ‘culpa’ – eu mudaria isso para ‘obrigado’ por isso, porque eu acho que Lemmy e MOTÖRHEAD foram responsáveis pela criação do thrash e speed metal, definitivamente. E obviamente, não podemos deixar de fora o MEGADETH … E, obviamente, tivemos os gostos do PANTERA chegando [no final dos anos 1980 e início dos anos 1990]. E tivemos muitas bandas ótimas no início dos anos 80 que diziam: ‘Ok, somos os novos garotos do bairro.’ Então, nós, bandas que existiam no final dos anos 60 e 70, tivemos que ouvir e dizer: ‘Espere. Não muito rápido, pessoal. Mas você não pode manter boas bandas para baixo; eles vão abrir caminho. Mas a coisa é que foi uma coisa muito, muito saudável.”
Downing também falou sobre o fato de o PRIEST ter servido como uma grande influência em muitas das bandas da cena thrash metal então emergente.
Downing lançou recentemente uma nova banda chamada KK’S PRIEST na qual ele é acompanhado pelo ex- vocalista do JUDAS PRIEST Tim “Ripper” Owens (vocal), junto com o guitarrista AJ Mills ( HOSTILE ), o baixista Tony Newton ( VOODOO SIX ) e o baterista Sean Elg ( DEATHRIDERS , GAIO ).
KK’S PRIEST lançou seu álbum de estreia, “Sermons Of The Sinner” , em outubro passado via Explorer1 Music Group / EX1 Records .