Antecipando sua chegada ao Brasil, a veterana banda feminina de hard rock Vixen lançou no Brasil o álbum ao vivo “Live Fire” com destaque para última música inédita em vídeo “You Ought To Know By Now” e que pode ser conferida no final deste artigo. Lançado no exterior inicialmente em 2018, a nova edição vem com duas faixas bônus, incluindo uma versão acústica para a já clássica “Edge Of A Broken Heart”.
O disco foi gravado na turnê da banda de 2017, com 12 músicas gravadas em Chicago, no Arcada Theatre.
Ao mesmo tempo a banda está trabalhando em vídeo para o novo single ainda este ano (2023) mas até o fechamento deste artigo não foi confirmada a previsão de lançamento. A última música inédita da banda foi lançada justamente no álbum ao vivo citado acima.
O festival Summer Breeze marcará a estreia da banda Vixen em território brasileiro. Formada atualmente por Lorraine Lewis (vocal, ex-Femme Fatale), Britt Lightning (guitarra), Roxy Petrucci (bateria) e a brasileira Julia Lage (baixo).
A banda americana foi criada em Saint Paul/Minnesota.
Em 1988 elas lançam seu primeiro álbum, intitulado Vixen, e assumem as paradas de sucesso dos Estados Unidos com os hits: “Edge Of A Broken Heart“, “Cryin‘”, “I Want You To Rock Me“, “Love Made Me” e “Cruisin‘”. Foram mais de 1 Milhão de cópias vendidas pelo mundo, principalmente na Europa e no Japão.
Vixen ficou 10 meses direto em turnê, entre os Estados Unidos e a Europa abrindo para bandas do porte de Bon Jovi, Scorpions, Ozzy Osbourne e Bad Company.
Em 1990, é lançado o segundo álbum da banda, Rev It Up, a banda conseguiu emplacar várias músicas, que hoje são clássicos do hard rock, como: “How Much Love“, “Rev it Up“, “Love is a Killer“, “Streets of Paradise” e “Not a Minute too Soon“.
Depois de mais uma turnê Americana e Européia, acompanhando desta vez, Deep Purple, Kiss e Ratt, logo depois a banda termina, devido às divergências musicais entre as integrantes.
No auge do sucesso comercial, entre 1988 e 1992, a formação contava com Janet Gardner (vocal e guitarra), a saudosa Jan Kuehnemund (guitarra solo, que morreu em 2013), Share Ross Pedersen (baixo) e Roxy Petrucci (bateria).
Em 1997, Roxy, Janet decidiram retomar as atividades do Vixen, porém com Gina Stile (Bad Animals, Envy, Poison Dollys) na guitarra, e Mike Pisculli no baixo em estúdio. Em 1998, é lançado o álbum Tangerine, com uma sonoridade totalmente diferente dos álbuns anteriores e atualizado com a tendência grunge.
No final de 2012, Jan Kuehnemund estava planejando reunir a Vixen com sua formação clássica, no entanto, em janeiro de 2013, prestes a fazer o anúncio oficial de sua reunião, Kuehnemund foi diagnosticada com câncer. O diagnóstico de câncer forçou a adiar o anúncio por tempo indeterminado, até que, possivelmente, quando Kuehnemund fosse totalmente recuperada e livre do câncer. Infelizmente, os planos de uma reunião de pleno direito se tornou impossível, porque em 10 de outubro de 2013, depois de nove meses lutando contra o câncer, Jan Kuehnemund faleceu aos 59 anos de idade.
Em dezembro de 2013, as três integrantes da formação clássica da banda, decidiram continuar sob o nome de Vixen, em homenagem a guitarrista Jan Kuehnemund.
Elas fizeram vários shows em 2014 nos EUA, Espanha e Canadá. Em outubro de 2014, a baterista Roxy Petrucci contou em uma entrevista que o Vixen estava trabalhando em um novo álbum, com uma música dedicada a Jan Kuehnemund. Em março de 2017, Gina Stile foi substituída por Britt Lightning (Brittany Denaro), ex-guitarrista da banda feminina Jaded (2004-2011). Entre 2012 e 2014 foi guitarrista do cantor Alejandro Sanz na turnê promocional do álbum La Música No Se Toca (2012). Entre 2015 e 2016 fez parte dos músicos que acompanharam a cantora Rachel Platten em apresentações ao vivo pelos Estados Unidos. Em janeiro de 2019, a vocalista Gardner confirmou sua saída da banda. Lorraine Lewis da Femme Fatale, outra banda exclusivamente feminina desde a sua refundação em 2013 até a sua nova dissolução em março de 2019, que foi contemporânea de Vixen durante os anos 80 e 90, foi nomeada sucessora de Gardner.
Em Fevereiro de 2022 a baixista Julia Lage fez sua estreia com a Vixen,durante o show pré-embarque do Monsters of Rock Cruise em Miami. Ela ocupou a vaga de Share Ross, que tocou a primeira parte do set e anunciou à plateia que irá se ausentar por tempo indefinido devido a problemas pessoais não especificados. A seguir, anunciou sua substituta, que concluiu a apresentação. Julia Lage estava turnê do Smith/Kotzen, projeto de Adrian Smith (Iron Maiden) e Richie Kotzen (The Winery Dogs), marido da musicista. Julia também tem passagens pelo Barra de Saia e The Sister Knot.
DISCOGRAFIA:
Vixen (1988)
Rev It Up (1990)
Tangerine (1998)
Live & Learn (2006)
Extended Versions (coletânea, 2006)
Live in Sweden (ao vivo, 2013)
Rare Vintage (coletânea, 2018)
Live Fire (ao vivo, 2018)
Site Oficial: https://vixenofficial.com/
Instagram: www.instagram.com/vixen_band/
Facebook: www.facebook.com/Vixen/
Apresentações no Brasil 2023
30/04 Festival Summer Breeze Palco Waves
Horário: A partir das 14h
30/04 Audio Club
Guest Special PERTUBATOR
Horário: A partir das 22h
INGRESSOS: CLIQUE AQUI PARA COMPRAR
Fonte: Rock Brigade