The Nightmare’ era o equivalente visual do álbum ‘Welcome To My Nightmare’. Foi ao ar na televisão dos EUA com grande aclamação. Ele assume a forma de um ‘vídeo’ longo para contar a história do álbum, o primeiro filme desse tipo. Todas as músicas do álbum são apresentadas mais ‘The Ballad Of Dwight Fry’. O filme também apresenta a superestrela de terror Vincent Price, desempenhando seu papel como ‘The Curator’.
A versão de ‘The Ballad Of Dwight Fry’ é na verdade a faixa instrumental original com um novo vocal, provavelmente ao vivo, de Alice.
O especial de televisão ‘Welcome To My Nightmare’ de 1975 ganhou um Emmy de melhor edição de fita de vídeo em 1976.
Por volta de 1984, o especial de TV ‘The Nightmare’ foi lançado no home video da Warner, justamente quando o mercado de home video estava começando a se abrir. Devido a isso, tornou-se elegível para um Grammy naquele ano, e foi de fato indicado, mas perdeu para o Duran Duran, que era o grande sucesso atual. Alice participou da cerimônia de premiação daquele ano e apresentou Grace Jones (28 de fevereiro de 1984). As cópias originais em VHS desapareceram rapidamente e tornaram-se extremamente raras.
O filme não estava oficialmente disponível novamente até agosto de 2017, quando finalmente foi relançado em DVD, juntamente com uma versão ligeiramente editada do filme de concerto de Wembley ‘Welcome To My Nightmare’ (‘Department Of Youth’ é cortado do show ao vivo filme, embora ainda esteja listado na contracapa e no menu do DVD!).
O produtor do show, David Winter, passou de organizar produções de TV luxuosas para Rachel Welch e outros para organizar shows ainda mais luxuosos de Alice Cooper.
.. estava assistindo ‘The Nightmare’ de ’75 ontem à noite, e me perguntando por que Coop canta palavras diferentes para ‘Devil’s Food’, ‘Some Folks’, ‘Only Women Bleed’, etc. Estou falando de letras totalmente diferentes. Foi editado para TV?
A maioria das mudanças foram bem pequenas. Algumas das letras (‘Only Women Bleed’) foram definitivamente devidas aos censores de TV. Não era pornográfico, mas ainda era 1975 e muito antes de pessoas como Howard Stern aparecerem e empurrarem o envelope a um ponto em que você pode realmente dizer ‘pênis’ no ar com apenas algumas pessoas surtando.
Algumas das outras letras provavelmente foram refeitas para se divertir, ou apenas para torná-lo um veículo separado para o vídeo, e um pouco para contar a história do vídeo Nightmare de maneira diferente (como em ‘The Awakening’).
(Renfield, outubro de 1997)
Wide World In Concert
Em um afastamento do formato usual, ‘Alice Cooper — The Nightmare’ apresenta Alice vivenciando um pesadelo musical no qual ela é liderada por um espírito (interpretado por Vincent Price) através de uma série de encontros horríveis. Apimentada com números de dança luxuosos, a produção é vagamente baseada em seu road show. Entre os números cantados por Alice: ‘Welcome to My Nightmare’, ‘Some Folks’, ‘Devil’s Food’, ‘The Black Widow’, ‘Only Women Bleed’, ‘Years Ago’, ‘Department of Youth’, ‘Cold Ethyl ‘, ‘O Despertar’, ‘Steven’ e ‘Fuga’. (90 min.)
O filme foi um fracasso de bilheteria em seu lançamento. No entanto, como Phantom of the Paradise , The Rocky Horror Picture Show e outros, Welcome to My Nightmare encontrou um público de baixo volume, mas confiável, no circuito de filmes da meia-noite.
O filme foi lançado comercialmente em VHS em 1981, com inúmeras reedições desde então. Uma edição em DVD foi lançada em 2002, com a versão americana com comentários de Cooper.
Sobre o álbum:
Em 1975, Alice Cooper lançou seu primeiro álbum solo, Welcome to My Nightmare , e um grande espetáculo teatral foi criado e montado por Winters para fazer uma turnê pelo álbum. Enquanto no passado o show de Alice Cooper era semi-improvisatório, com elementos conflitantes de violência e sátira (veja Good to See You Again, Alice Cooper ), a nova produção era puramente temática de terror e coreografada profissionalmente e executada em frações de segundo. (Winters tinha uma longa história de coreografia e direção de grandes filmes de celebridades, palco e programas de TV estrelando o elenco de West Side Story e coreografando 4 filmes com Elvis Presley e 5 filmes com Ann-Margret ).[3] Com o nervosismo removido (foram a guilhotina sangrenta, o cuspe e as bonecas espetadas, embora “Only Women Bleed” apresentasse um lado bêbado e fisicamente abusivo do personagem), o show Welcome to My Nightmare foi parte de um cuidadosamente movimento planejado para uma ‘Alice’ mais amigável ao mainstream.
Welcome to My Nightmare foi uma exposição fantasmagórica de música e teatro com tema em torno de um pesadelo vivido por um jovem chamado Steven. Custando US$ 600.000 para ser produzido, o show foi um grande espetáculo visual com um cenário elaborado, projeções pré-filmadas, quatro dançarinos e figurinos elaborados. Situado em um cemitério/quarto, uma banda bem treinada percorreu o novo álbum e uma seleção de sucessos mais antigos, enquanto Alice encontrou aranhas gigantes, esqueletos dançantes, demônios de prata sem rosto e um ‘ciclope’ de 9 pés.
A filmagem do show foi tirada de uma série de shows em Londres na Wembley Arena em 11-12 de setembro de 1975. O filme está fora de sequência com o show ao vivo, e o segmento final do Departamento de Juventude tem algumas inserções de pós-produção.
Antes de “Some Folks”, um pequeno medley foi apresentado enquanto os dançarinos dançavam em seus trajes de esqueleto. O medley consistia em “Halo of Flies” (do álbum Killer de Cooper ), “The Black Widow” e “Didn’t We Meet” (que seria lançado no próximo álbum de Cooper, Alice Cooper Goes to Hell ).