A atuação de gala no GP do Catar deste domingo (28) deu a primeira liderança da temporada 2021 da MotoGP para Maverick Viñales: o espanhol anotou 25 pontos ao levar a Yamaha à bandeira quadriculada na frente das Ducati e ocupa o topo da classificação.
Para a Yamaha, é o segundo ano consecutivo ocupando tal posto, já que em 2020 também largou na frente, mas com Fabio Quartararo em primeiro e o próprio Vinales em segundo.
Atrás de Viñales, a primeira tabela da MotoGP em 2021 vê Johann Zarco, que em sua estreia pela Pramac anotou 20 pontos. Logo depois, Francesco Bagnaia não venceu após sair na pole, mas conseguiu seu primeiro pódio na classe rainha e saiu de Losail com 16 pontos.
No top-10 dos pilotos ainda aparecem o atual campeão Joan Mir (13), Quartararo (11), Álex Rins (10), Áleix Espargaró (9), Pol Espargaró (8), Jack Miller (7) e Enea Bastianini (6). Stefan Bradl, Valentino Rossi, Miguel Oliveira, Brad Binder e Jorge Martín também pontuaram.
No Mundial de Construtores, a Yamaha sai na frente, com 25 pontos. A Ducati começa o ano com 20, seguida de Suzuki, com 13, Aprilia, que somou nove, Honda, com oito, e KTM, com apenas três pontos.
Por fim, entre as equipes, a liderança também é da Yamaha, com os 36 pontos somados entre Viñales e Quartararo. Ducati e Suzuki empatam com 23, a Pramac tem 21, e a Honda marcou 13, fechando o top-5. Depois, aparecem Aprilia (9), Avintia (6), KTM (5) e SRT (4).