Em entrevista ao ‘Canal do Nicola’, o ex-técnico de São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Muricy Ramalho opinou sobre o momento do futebol brasileiro. Segundo o treinador multicampeão, os atletas perderam algumas das suas principais características e destacou a ausência de tipos de jogadores, como um cobrador de faltas e um centroavante.
– Antes todos os times tinham um batedor de falta, que eram os caras que decidiam o jogo. Eu acho que isso é falta de repetição, hoje se joga tanto, que ficar lá treinando falta, não vai aguentar na parte muscular. De uns anos pra cá, o futebol brasileiro mudou bastante. O São Paulo tem esse 9, que é o Calleri, mas é difícil isso no Brasil – ressaltou.
Muricy Ramalho afirmou que o brasileiro precisa jogar ‘como brasileiro’ e que o futebol nacional está se espelhando demais no futebol europeu.
– Houve uma troca, os europeus vieram aqui estudar nosso futebol e levaram nossa técnica embora. Aí, fomos lá e trouxemos a força física. Foi uma troca que não foi muito boa pra gente. Copiamos demais a força física. Tem que deixar o jogador jogar como brasileiro, incentivar o um contra um – disse.
– Acho que estamos perdendo um pouco do que a gente sempre fez. É por isso que eles levam nossos jogadores embora, porque são atletas que fazem a diferença – completou.
Muricy Ramalho foi um dos treinadores mais vitoriosos do futebol brasileiro. Pelo São Paulo, conquistou três títulos consecutivos do Campeonato Brasileiro (2006, 2007 e 2008). Em 2010, venceu a competição novamente comandando o Fluminense. Em 2011, conquistou a Libertadores pelo Santos.
Por conta de uma fibrilação auricular, Muricy deixou o comando do Flamengo em 2016 e se aposentou do cargo de treinador. Após descobrir a doença, atuou como comentarista esportivo durante quatro anos, até que em janeiro de 2021, aceitou ser coordenador esportivo do São Paulo.