O aumento dos casos de covid-19 em todo o país fez o governo de Minas Gerais decidir pela proibição da realização de partidas de futebol de outros Estados em solo mineiro. O governador Romeu Zema (NOVO-MG) anunciou medidas de combate à pandemia e instituiu a onda roxa em todas as regiões de MG a partir de amanhã (17).
“Seria muito incoerente a gente tomar uma medida tão dura, tão restritiva como essa que estamos tomando no Estado e permitir que jogos de outros Estados acontecessem aqui em Minas Gerais, lembrando que, na onda roxa, os hotéis não podem receber turistas. Fica inviável o recebimento de jogos de outros Estados na onda roxa. Por definição, ela não vai permitir essa circulação. Na circulação entre Estados, as barreiras sanitárias vão abordar se estão indo para serviços essenciais ou não”, revelou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva nesta manhã (16).
Há cinco partidas de outros Estados pré-agendadas para estádios mineiros nos próximos dias. Dentre essas, hoje acontecem dois jogos da Copa do Brasil sub-20 [Trem-PA x Avaí e Real Ariquemes-RO x Náutico] no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Amanhã um duelo do Campeonato Paulista entre São Bento e Palmeiras, confronto adiado da terceira rodada do Paulistão.
“A onda roxa é obrigatória. Todo município precisa, sim, aderir à recomendação. Dessa forma, o futebol não poderá funcionar, pela obviedade do momento e de hotéis não funcionarem”, pontuou Baccheretti.
Apesar da decisão, ainda será preciso definir novas diretrizes sobre o Campeonato Mineiro, que também não tem garantia de seguir, pelo menos neste momento.
“Nós realmente consideramos incoerente a manutenção de qualquer tipo de jogo. Iremos discutir com as federações para achar alguma conclusão sobre isso. O jogo não é só a estada do jogador em campo e os riscos sanitários para isso. Vamos avaliar ao longo do dia sobre isso”, completou o secretário.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) segue alinhada com o que determinar a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES), que ainda não definiu contrariamente à sequência do Campeonato Mineiro.
Fonte: Guilherme Piu