A F1 iniciou os novos regulamentos técnicos e esportivos em 2022. Após as primeiras quatro corridas, a FIA reflete sobre as mudanças nas regras e tira as primeiras conclusões sobre o que pode ser melhor em 2026.
O confiável jornalista da F1, Adam Cooper, relata que a FIA estabeleceu metas que deseja alcançar com as mudanças de regras a serem implementadas em 2026. A organização parece ter dado uma boa olhada no que exatamente as novas regras técnicas e esportivas mudaram sobre os carros e o esporte nas últimas quatro corridas. De fato, o pacote de 2022 destinava-se principalmente a ajudar os carros a se acompanharem melhor durante a corrida e alinhar melhor os padrões de gastos individuais das equipes.
Parece que isso foi alcançado. Mas a FIA indica que quer desenvolver e que pode ser melhorada. Cooper cita: “[A FIA está tentando] usar as lições aprendidas recentemente para fazer os carros seguirem ainda melhor uns aos outros e reduzir o tamanho e o peso dos carros”. Tanto a Ferrari quanto a Red Bull, sofreram com excesso de peso no início da temporada e estão trabalhando para se livrar dele. Além disso, já havia reclamações de que os carros de F1 de 2022 eram muito grandes. Então a FIA parece estar ouvindo atentamente.
Ademais, Cooper diz que a organização também quer reduzir significativamente o ‘arrasto’ dos carros para aumentar a confiabilidade e eficiência do motor. Por fim, a FIA quer dar mais passos para padronizar e simplificar os componentes escolhidos estrategicamente para reduzir as despesas das equipes.